terça-feira, 26 de outubro de 2010

DST(doenças sexualmente transmisiveis

Cancro Duro (Sífilis):SinônimosCancro duro, cancro sifilítico, Lues.
Agente:
Treponema pallidum
Complicações/Consequências: Abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Infecções peri e neonatal. Sífilis Congênita. Neurossífilis. Sífilis Cardiovascular.
Transmissão:Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, transplacentária (a partir do quarto mês de gestação). Eventualmente através de fômites.
Período de Incubação: 1 semana à 3 meses. Em geral de 1 a 3 semanas.
Diagnóstico: Pesquisa direta do agente nas lesões. Exames sorológicos (VDRL, FTA-ABS etc)
Tratamento: Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente.
Prevenção: Camisinha pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta. Evitar contato sexual

 Cancro Mole:
Sinônimos:Cancróide, cancro venéreo simples, "caval"
Agente:Haemophilus ducreyi
Complicações/Consequências:Não tem. Tratado adequadamente, tem cura completa.
Transmissão:
Relação sexual
Período de Incubação:
2 à 5 dias
Diagnóstico:Pesquisa do agente em material colhido das lesões.
Tratamento:Antibiótico.
Prevenção:Camisinha. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual. Escolha do(a) parceiro(a).
e detectar lesão genital no(a) parceiro(a).
Candidíase:SinônimosMonilíase, Micose por cândida, Sapinho

AgenteCandida albicans e outros.

Complicações/ConsequênciasSão raras. Pode ocorrer disseminação sistêmica (especialmente em imunodeprimidos).

TransmissãoOcorre transmissão pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores. A transmissão da mãe para o recém-nascido (transmissão vertical) pode ocorrer durante o parto.
A infecção, em geral, é primária na mulher, isto é, desenvolve-se em razão de fatores locais ou gerais que diminuem sua resistência imunológica.

Período de IncubaçãoMuito variável.

DiagnósticoPesquisa do agente no material vaginal. O resuldado deve ser correlacionado com a clínica.

TratamentoMedicamentos locais e/ou sistêmicos.

PrevençãoHigienização adequada. Evitar vestimentas muito justas. Investigar e tratar doença(s) predisponente(s). Camisinha.

Herpes Simples Genital:SinônimosHerpes Genital

AgenteVirus do Herpes Genital ou Herpes Simples Genital ou HSV-2. É um DNA vírus.
Observação: Outro tipo de Herpes Simples é o HSV-1, responsável pelo Herpes Labial. Tem ocorrido crescente infecção genital pelo HSV-1 e vice-versa, isto é, infecção labial pelo HSV-2, certamente em decorrência do aumento da prática do sexo oral ou oro-genital.

Complicações/ConsequênciasAbôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Infecções peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulcerações genitais. Proctite. Complicações neurológicas etc.

TransmissãoFrequentemente pela relação sexual. Da mãe doente para o recém-nascido na hora do parto.

Período de Incubação1 a 26 dias. Indeterminado se se levar em conta a existência de portadores em estado de latência (sem manifestações) que podem, a qualquer momento, manifestar a doença.

DiagnósticoO diagnóstico é essencialmente clínico (anamnese e exame físico). A cultura e a biópsia são raramente utilizados.

TratamentoNão existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doença. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestações da doença ou aumentar o intervalo entre as crises.

PrevençãoNão está provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doença. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual é recomendável. Escolha do(a) parceiro

Gonorréia:SinônimosUretrite Gonocócica, Blenorragia, Fogagem

AgenteNeisseria gonorrhoeae

Complicações/ConsequênciasAbôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clamídia, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina.

TransmissãoRelação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença.

Período de Incubação2 a 10 dias

DiagnósticoExame das secreções coradas pelo Gram e/ou cultura do mesmo material.

TratamentoAntibióticos.

PrevençãoCamisinha. Higiene pós-coito.


Hepatite B:SinônimosHepatite sérica.

AgenteHBV (Hepatitis B Virus), que é um vírus DNA (hepadnavirus)

Complicações/ConsequênciasHepatite crônica, Cirrose hepática, Câncer do fígado (Hepatocarcinoma), além de formas agudas severas com coma hepático e óbito.

TransmissãoAtravés da solução de continuidade da pele e mucosas. Relações sexuais. Materiais ou instrumentos contaminados: Seringas, agulhas, perfuração de orelha, tatuagens, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, procedimentos de manicure ou pedicure etc. Transfusão de sangue e derivados. Transmissão vertical : da mãe portadora para o recém-nascido, durante o parto (parto normal ou cesariana). O portador crônico pode ser infectante pelo resto da vida.

Período de Incubação30 à 180 dias (em média 75 dias).

DiagnósticoÉ feito através de exames realizados no sangue do paciente.

TratamentoNão há medicamento para combater diretamente o agente da doença, tratam-se apenas os sintomas e as complicações.

PrevençãoVacina, obtida por engenharia genética, com grande eficácia no desenvolvimento de níveis protetores de anticorpos (3 doses). Recomenda-se os mesmo cuidados descritos na prevenção da AIDS, ou seja, sexo seguro e cuidados com a manipulação do sangue.

AIDS:SinônimosSIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV-doença.
AgenteHIV (Human Immunodeficiency Virus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2.
Complicações/ConsequênciasDoenças oportunísticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi. Distúrbios neurológicos.
TransmissãoSangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmem, secreções vaginais e leite materno.
Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal.
Os beijos sociais (beijo seco, de boca fechada) são seguros (risco zero) quanto a transmissão do vírus, mesmo que uma das pessoas seja portadora do HIV. O mesmo se pode dizer de apertos de mão e abraços.
Os beijos de boca aberta são considerados de baixo risco quanto a uma possível transmissão do HIV.
Período de IncubaçãoDe 3 a 10 (ou mais) anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS.
DiagnósticoPor exames realizados no sangue do(a) paciente.
TratamentoExistem drogas que inibem a replicação do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda não se pode falar em cura da AIDS.
As doenças oportunísticas são, em sua maioria tratáveis, mas há necessidade de uso contínuo de medicações para o controle dessas manifestações.
PrevençãoNa transmissão sexual se recomenda sexo seguro: relação monogâmica com parceiro comprovadamente HIV negativo, uso de camisinha.
Na transmissão pelo sangue recomenda-se cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartáveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a presença do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados). Não há, no momento, vacina efetiva para a prevenção da infecção pelo HIV.
É necessário observar que o uso da camisinha, apesar de proporcionar excelente proteção, não proporciona proteção absoluta (ruptura, perfuração, uso inadequado etc). Repito, a maneira mais segura de se evitar o contágio pelo vírus HIV é fazer sexo monogâmico, com parceiro(a) que fez exames e você saiba que não está infectado(a).

2 comentários:

  1. Mateus vou te falar uma coisa, uma não duas.
    A primeira e: Seu blog ta legal.
    A segunda e: o assunto de DST e para falar somente na Quinta e vê se fais com uma letrinha maior blz?

    ResponderEliminar
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mane
    eu erei na dia mas ta de bobz

    ResponderEliminar